terça-feira, 5 de agosto de 2014

MATROGINÁSTICA

O conceito de matroginástica foi popularizado nos anos 1970, pelo professor alemão Helmut Shulz. Este conceito valoriza a  atividade física entre pais e filhos em nome da saúde física e psicológica das crianças. Apesar do termo "matro" vir do Latim e significar mãe, muitas vezes, a matroginástica é realizada em conjunto com toda a família, o que possibilita maior integração entre seus membros.
A matroginástica tem alguns objetivos bem definidos, uma vez que é uma atividade física que pretende reunir a família e despertá-la para o não sedentarismo. São eles:
OBJETIVOS:  - Favorecer a adaptação da criança ao meio ambiente com a ajuda da mãe e/ou outros membros da família nos exercícios, contribuindo para o seu desenvolvimento psicomotor.
                     - Possibilitar maior relacionamento entre os membros da família por meio do movimento físico.
                    - Dar oportunidade aos membros da família de se tornarem elementos ativos através de exercícios, possibilitados pela escola.
LOCAIS
A atividade pode ser praticada em qualquer local, tanto externo quanto interno e qualquer tipo de equipamento pode se transformar em material pedagógico.
MATERIAL
Não é necessário nenhum material específico, a não ser uma aparelhagem de som, que pode ser a mais simples possível, dependendo apenas do local. Assim, se for aplicada a matroginástica em um ginásio, a aparelhagem de som deve ser mais potente do que uma usada para os exercícios realizados em uma sala menor. 
No entanto, caso se queira, pode-se utilizar bambolês, bolas, fitas e outros para que a criança interaja com seu par, seja a mãe, o pai, um(a) avô(ó), etc.
REGULARIDADE
A matroginástica pode ser feita tantas vezes quantas forem necessárias, porém em minha opinião, deve ser realizada ao menos uma vez ao mês, para que surta um efeito mais promissor.
Bem, espero ter dado uma boa dica à todos aqueles que sempre veem a família como parceira primordial da escola, fazendo com que ela se sinta tão importante quanto a própria escola o é. 

Um comentário:



  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,

    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

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