quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Começar de novo - 2018


Resultado de imagem para magens de crianças na escola

           Começar de novo, isto mesmo, todo ano nós, professores pensamos assim.
           Então, vem outro pensamento: como começar de novo, fazendo diferente?
           A resposta é simples: PLANEJANDO, sempre planejando.
           Planejar precisa fazer parte da rotina do professor, pois fica muito difícil prender a atenção das crianças sem saber o que fazer o tempo todo.
            Quando se entra na sala, com a classe cheia de energia, querendo brincar, contar seus casos, aprender, falar, falar, falar e não se tem um planejamento prévio, que norteará a roda da conversa, o desenho livre, a pintura, a música, a hora da leitura, etc o fracasso é quase certo. A criança dispersa, "bagunça", não se concentra e Às vezes nem percebe que o(a) professor(a) está ali, frente à elas.
            Mas, elas agem assim por que são más? Claro que não. Elas agem assim porque a aula, as atividades do dia, da semana, não foram pensadas e, então, vem o tempo ocioso e se instala o caos. 
            É claro que o planejamento tem de ser flexível, adequado à idade, ao tempo, ao ambiente e ao momento vivido. Mas, ele tem de existir.
            Planejar - Pensar Longitudinalmente Algo Necessário à Educação Justa a seus Representantes, os alunos.
            Se você tem dificuldade de pensar sobre o que fazer em sala de aula, ainda mais neste começo de ano, não se desespere. Existem muitos sites e páginas no facebook que dão ótimas dicas.
            Um deles, no face, chama-se Profissionais de Educação. Profissionais competentes apresentam atividades simples, inteligentes, interessantes para serem desenvolvidas desde os bebês até com as crianças maiores.
             Se você acredita que estes recursos não são muito válidos, pois você gosta de criar, então, mãos à obra: pegue papel, caneta e ponha a cabeça para funcionar.
             Você escolheu ser educador(a) e, para tanto, deve ter ótimas ideias.
             Seja claro(a), simples e objetivo(a) em seu planejamento. Liste ideias, pense nas estratégias para desenvolvê-las, peça ajuda de seus pares, pergunte e converse com as crianças (elas sempre têm ótimas opiniões para dividir conosco), separe os materiais necessários (busque pela criatividade, usando uma boa variedade deles), organize os espaços e o tempo e comece, sem medo de ser feliz.

              Um ótimo COMEÇAR DE NOVO, em 2018 para todos(as) vocês, Educadores(as) por excelência.

Valéria Koury
2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário