domingo, 15 de maio de 2011

Administração Escolar - uma nova visão

A administração escolar, hoje, não pode ser vista mais como unicamente um instrumento de organização interna de uma empresa ou de uma escola. Ela vem se transformando, ao longo do tempo, e vem transformando os seus objetivos em diferentes aspectos, como o alargamento e redefinições do conceito de escola, de autonomia, de integração dos níveis de associação entre escola e sociedade, da adoção de modalidades diferenciadas em gestão, das estratégias de mudanças das propostas educacionais, entre outros, o que reconhece a escola como um lugar central de gestão, que tem como parceiros pais, alunos, profissionais e comunidade como um todo.
         Walo Wutmacher (1992) afirma que

 “em termos gerais, parece que os sistemas de ensino estão a alterar o seu modo de regulação, passando de um controlo baseado na conformidade com as regras e directivas impostas pela hierarquia, para um controlo baseado na conformidade com os objectivos e as finalidades de acção.
Neste novo modelo de regulação, o poder político-administrativo define as finalidades e os objectivos a atingir, mas transmite o mínimo possível de directivas. (...) No interior deste quadro, os profissionais usufruem de uma grande liberdade para encontrar as modalidades, as vias e os meios para realizar os objectivos. (...)” (WUTMACHER, 1992:56, in  BARROSO, apud FERREIRA, 2001, p.13).

por Valéria Koury, 2009.

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