segunda-feira, 29 de abril de 2013

IDEAIS E IDEIAS CONTROVERSAS

      Acredito que em todas as áreas profissionais é preciso manter os princípios que regem as questões propostas desde o início do negócio, mesmo que durante o percurso seja necessário realizar mudanças nas estratégias para que o desenvolvimento da empresa aconteça cada vez mais pleno de sucesso, produzindo bons relacionamentos, lucros e resultado.
      Isto deve acontecer também quando a empresa está voltada para a área educacional, principalmente na construção de escolas, quer públicas ou privadas.
     Quando se pensa em abrir uma escola no campo particular, quando se constrói o plano de negócios, nele devem constar os princípios, metas, objetivos, ideias e ideais para se concretizar tal intento, não só em termos econômicos, financeiros, mas também, nos campos próprios das Educação, seus currículos educacionais, propostas para o desenvolvimentos dos alunos, dos professores, direcionamento da gestão educacional, orientação para as idades, ciclos ou anos de ensino, de acordo com a proposta da escola, determinação das áreas físicas, materiais, recursos humanos, financeiros, cooperativas, colaboradores, instituições internas e externas que ajudarão no desempenho e papel da escola como um todo, formas de avaliação de cada setor, formulação dos planos e planejamentos escolares, entre outros.
      A escola, creche, berçário, tanto para os cursos desde Educação Infantil até o final do ensino Médio, precisa transmitir confiabilidade à comunidade a que vai se destinar, a qual irá atender. 
Quando as famílias não encontram no seio escolar firmeza nos seus propósitos têm dificuldade em aceitar suas regras, seus objetivos, seu regulamento interno, burlando-os ou deixando-os de lado, e até mesmo tirando seus filhos da unidade.
      Mostrar aos pais, principalmente dos pequenos, uma diretiva de currículo, de modo de trabalho, de valoração das mensalidades e matrículas, de condução das equipes que fazem parte do processo educacional, seja qual for o paradigma que acredita (gestão, administração ou outro), utilização de recursos materiais, físicos e humanos e, em seguida, conduzir suas atitudes e ações de forma contrária cria uma grande instabilidade e insegurança, ainda mais se a escola destina-se à Educação Infantil, pois os pais desejam ardentemente deixar seus filhos em mãos confiáveis.
      O uso de câmeras de monitoramento são de grande valia para o acompanhamento do que acontece no dia-a-dia das crianças, mas muitas vezes não é o suficiente para garantir que tudo corra dentro do esperado e do contratado. 
      É de suma importância que pais, familiares e responsáveis acompanhem diretamente, questionando, investigando, buscando informações de como andam as coisas por dentro da escola.
      Se a direção escolar, ou gestão, garante desde o início que o material utilizado será um determinado e que o projeto pedagógico será e está pautado em uma base filosófica, procure saber se o dito e contratado está realmente sendo realizado. Mudanças podem trazer problemas educacionais sérios nas crianças, que se não forem preparadas adequadamente para que elas ocorram, podem desmoronar todo o processo educativo.
   Mudar para visar lucro é algo ainda mais recriminável. A criança não pode ser objeto de comercialização, nem tão pouco a educação. O que se valora é o serviço prestado por alguns para outros, que devem realizar de forma isenta de conceitos e preconceitos toda e quaisquer manifestações humanas, através da formação, informação, cultura e conhecimentos.

VALÉRIA KOURY
2013

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