terça-feira, 13 de setembro de 2016

Entendendo um pouco do lúdico para as crianças pequenas


Entendendo um pouco do lúdico para as crianças pequenas

Brincadeiras, mímicas, canções, narrativas, trava-línguas, cabras-cegas, unidunitês, jogos de adivinhar, dentre outros elementos, fazem parte de nosso lúdico e imaginário infantil. Infelizmente, temos a tendência a esquecermos, com o passar do tempo, deste momento tão feliz pelo qual, a princípio, toda criança vive ou viveu.
Um trava-língua é excelente instrumento para desenvolver habilidades linguísticas, no trato com o verbo falado, podendo servir como primeiros passos no processo de desenvolvimento de futuros profissionais da fala.
Os jogos de adivinhação também têm a serventia de aguçar a curiosidade e fazer os pequenos pensar. Esta brincadeira oral faz a mente pensar respostas para seus mistérios de decifrar e nisto se exercita alegremente, desenvolvendo aptidões novas e colocando em movimento uma espécie de divertida descoberta do mundo e seus mistérios.
Assim, imaginar faz parte da cultura infantil. Um exemplo são os Quitapenas, pequeninas bonecas de origem dos povos indígenas da Guatemala, que representam muito bem este imaginário. De fácil fabricação artesanal – você não precisa de muito mais do que palitos de fósforo, linhas para costura e muita criatividade para enfeites - são brinquedos que cabem na palma da mão.
O folclore daquele país conta que quando a criança não consegue pegar no sono, pois está aflito e com medo, pode contar os seus problemas para a quitapena, depois guardá-la debaixo do travesseiro, e pronto: a “pena” se vai e leva junto tudo o que a incomoda. Segundo as lendas, muito populares na cultura guatemalteca, a insônia será enxotada e as angústias serão aliviadas pelo simples fato de narrarmos nossos males para as bonecas. 
Portanto, o lúdico é coisa séria na história. Em um estudo muito interessante, publicado em 1938, Johan Huizinga propôs que seria mais adequado que mudássemos o nome da espécie de homo sapiens para homo ludens. Pois tudo no nosso passado e no nosso presente indica  as culturas  de todos os povos jogam, brincam, cantam, dançam, constroem brinquedos para fazer da infância um momento de alegria e paz.


Resultado de imagem para quitapenas

Texto adaptado por Valéria Koury
2016 


Nenhum comentário:

Postar um comentário