Introdução
Em uma sequência didática, as crianças participam de uma série de brincadeiras e jogos de regras simples. Os jogos e brincadeiras são apresentados de diversas maneiras e as crianças são convidadas a explicar suas regras aos colegas, tendo como apoio fotos e desenhos das brincadeiras.
Em uma sequência didática, as crianças participam de uma série de brincadeiras e jogos de regras simples. Os jogos e brincadeiras são apresentados de diversas maneiras e as crianças são convidadas a explicar suas regras aos colegas, tendo como apoio fotos e desenhos das brincadeiras.
Objetivos
Esta sequência didática tem como objetivo a ampliação do repertório de brincadeiras do grupo e a possibilidade de criar diferentes situações de aprendizagem nas quais as crianças possam se divertir, brincar, falar, representar e reapresentar as diferentes brincadeiras, podendo:
- Compartilhar informações sobre as brincadeiras
- Participar de situações significativas nas quais as crianças possam agir e falar sobre um tema comum de maneira mais estruturada
- Conhecer as regras de algumas brincadeiras Tempo estimado
Aproximadamente 4 meses
Esta sequência didática tem como objetivo a ampliação do repertório de brincadeiras do grupo e a possibilidade de criar diferentes situações de aprendizagem nas quais as crianças possam se divertir, brincar, falar, representar e reapresentar as diferentes brincadeiras, podendo:
- Compartilhar informações sobre as brincadeiras
- Participar de situações significativas nas quais as crianças possam agir e falar sobre um tema comum de maneira mais estruturada
- Conhecer as regras de algumas brincadeiras Tempo estimado
Aproximadamente 4 meses
MATERIAL NECESSÁRIO
Brinquedos simbólicos, como: bonecas, carrinhos, panelas, roupas e fantasias, etc.
Brinquedos de construção, como: monta-tudo, ligue-ligue, madeiras diversas, ferramentas de plástico, etc
Bolas, bambolês, cordas, saquinhos de areia, pneus, etc.
Aparelhos domésticos sem uso, como: computadores, rádios, relógios, máquinas fotográficas, etc.
Utensílios domésticos variados.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
As atividades devem ser programadas pelo menos duas a três vezes por semana, pois não se pode esquecer que criança precisa BRINCAR sempre, deixando-as livres para se relacionarem com os colegas e com os objetos, mas também, direcionado alguns tipos de brincadeiras e distribuindo papéis, principalmente quando se percebe que as crianças não interagem entre si e com os materiais disponíveis. O educador precisa, algumas vezes, participar atuando na brincadeira e outras vezes, apenas observar e registrar suas observações para posteriores interferências. APROVEITE ESTE MOMENTO RICO QUE É O BRINCAR PARA EDUCAR.
Valéria Koury
2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário