segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ESCOLA E CIDADANIA – UMA FUNÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL

ESCOLA E CIDADANIA – UMA FUNÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL

           A escola constitui um espaço específico que a sociedade reservou para veicular conhecimentos importantes, transmitindo-os às novas gerações e ao longo dos anos ela resignificou as políticas públicas educacionais brasileiras, aprofundando sua função social, modificando sua gestão, buscando compreender os movimentos recentes dos debates sociais.
           Quais são as articulações que a escola faz entre ela mesma e as suas funções sociais, na busca da cidadania? Segundo Canivez (1991),

 “a escola, de fato, institui a cidadania. É ela o lugar onde as crianças deixam de pertencer exclusivamente à família para integrarem-se numa comunidade mais ampla em que os indivíduos estão reunidos não por vínculos de parentesco ou afinidade, mas pela obrigação de viver em comum. A escola institui, em outras palavras, a coabitação de seres diferentes sob a autoridade de uma mesma regra.”

           Assim, pela convivência escolar é que se aprendem regras e normas sociais, as quais a sociedade não sobrevive sem elas. Neste contexto, ela tem uma função de excelência: transmitir de forma sistematizada o saber acumulado pela humanidade e que é datada historicamente, marcada por fatos, interesses, ações diferenciados em cada época, configurando condicionantes sociopolíticos de diferentes concepções de homem e de sociedade, caracterizando a aprendizagem, as relações, as técnicas pedagógicas (LIBÂNEO, 1986).

VALÉRIA KOURY
2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário