quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Discussão Democrática e Participativa na Gestão Escolar

           Acreditar que a discussão democrática e participativa na gestão escolar dificulta a tomada de decisões e a execução das tarefas imediatas da instituição escolar, pensando na diversidade de opiniões e de posições quanto à organização da escola e as medidas necessárias à sua efetivação, constitui um grande erro da gestão, pois atualmente, as desigualdades sociais, econômicas e culturais são fatos decorrentes de uma sociedade capitalista que vem passando por um período  de transformação,  isto porque conhecimento é o elemento principal da nova organização social e econômica mundial. Este fato traz mudanças de grande monta para a sociedade, fazendo com que a escola também se modifique, pois as novas tendências sociais, econômicas, tecnológicas, etc. passaram a exigir desta escola novas atribuições, uma vez que a sociedade, a função social da escola também sofreu alterações.
           No Brasil, passamos por várias fases de mudanças neste processo capitalista, inclusive períodos de lutas pela reconquista e pela garantia da democracia, como um aprendizado de valores, fatos estes que forão alterando o papel da escola, exigindo dela outra função sócio-educativa.
           Assim, a escola pública, e mesmo as particulares, em todos os níveis e modalidades da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), têm como função social formar cidadãos, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo.
           A democratização da escola é um desafio: há muito vem se tentando alcançá-lo, porém sem determinação, comprometimento e competência os esforços serão desperdiçados e mais um século de lutas ficarão sem resultados. Neste contexto, torna-se necessária a construção de uma escola democrática, plural e com qualidade social.
Valéria Koury
2011

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