sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Brincar, brincar....

          Brincar, brincar e brincar, este deve ser o verbo usado constantemente para definir o que as crianças precisam, além, claro, da satisfação das necessidades básicas.
Se não fosse assim, criança nasceria adulto, brinquedo seria bibelô, aprendizagem seria condicionamento.
Então, neste sentido, vamos pensar: quando a criança ganha um brinquedo e a família diz - "vamos colocá-lo na estante para não estragar" - está transformando a criança em adulto e o brinquedo em bibelô, de porcelana branca, inquebrável!
Como os pequenos aprendem depende da forma como são estimulados para isso. Brincar não tem idade e por isso mesmo não vale dizer que não sabe fazê-lo com as crianças porque é adulto ou já passou da idade.
Sentar no chão com elas (apesar da artrite), jogar bola, pular corda, jogar amarelinha, se divertir com um pega-pega ou esconde-esconde garante boas risadas e desenvolve várias habilidades, conceitos e conhecimentos.
Mas, mesmo usando estas brincadeiras tradicionais, invente, crie, reinvente. Lembre-se das coisas que você fazia quando era apenas um(a) garotinho(a), como construir brinquedos com chuchu, batata, latas, garrafas, papelão, lã, linha....Ah! por falar nisso, que tal fazer pipa e soltar com seus anjinhos.
Não limite a imaginação com coisas prontas, oferecendo um conhecimento supérfluo, através de apostilas que não estão relacionadas com a vida real. Ofereça livros coloridos, que possam ser explorados, experimentados tanto no tato, como no paladar (criança adora por tudo na boca) e que sejam visualmente chamativos. Empreste-os para as crianças levarem para casa e assim leiam com os pais e permita que elas contem na roda da leitura o que mais gostaram da história, lembrando dos fatos apresentados, deixando que se divirtam com as figuras e os textos.
Ufa! Só de pensar em tanto brincar já preciso descansar um pouquinho e recarregar as energias para as próximas brincadeiras. 
Abraços a todos os que ainda guardam a sua criança em sua alma

                                                                        

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